sexta-feira, 20 de abril de 2012

PESQUISAS ELEITORAIS: Até que ponto os números são fantasiosos

Pesquisas eleitorais, se feitas agora, não mostram com clareza a tendência do eleitorado. Essas consultas servem, na verdade, para o candidato ter um norte da campanha. Os candidatos se utilizam desse instrumento para ter uma noção do sentimento da população e então traçar os caminhos da campanha. Qualquer um pode fazer consulta de intenção de voto, até mesmo candidatos a vereadores podem buscar levantamento de sua aceitação no eleitorado. Por outro lado, tem candidato que mesmo sem pesquisa, divulga que é o mais votado.
Um dia, num passado não muito distante, um instituto de pesquisa muito importante do país divulgou que 22% do eleitorado vota em quem está ganhando. Pronto. Bastou isso para os candidatos adotarem o método ‘pesquisa’ como ferramenta de campanha. As pesquisas passaram a ser um instrumento vital para o candidato. Todos passaram a contratar empresas para consultas de intensão de votos. Invariavelmente, quem encomenda a pesquisa divulga seu nome como primeiro colocado.
As pesquisas medem muitas coisas. Os critérios de coleta de dados são os mais variados, alguns incompreensíveis. Que me perdoem os estatísticos, mas alguns questionários são patéticos. Palavras de Cezar Aguiar.
NOSSO COMENTÁRIO: 
O objetivo de todas as pesquisas é o de diagnosticar,num universo pré-estabelecido, informações que, baseadas em amostragens, possam determinar preferências com relação às tendências, sejam com relação a comportamentos, ao consumo de determinados produtos, sejam no que concerne à política partidária, com relação a preferência por determinados candidatos.
Obviamente que os resultados obtidos espelharão nuances diretamente ligadas a momentos, conjunturas, de maneira que, após processamento dos dados e análise dos resultados, poderão oferecer definições que possam sugerir prognósticos e projeções. Consubstanciadas nessa diretrizes, as expectativas podem ser tangíveis ou não.

Fonte: Djalma Britto Pontes 

terça-feira, 17 de abril de 2012

PRP DA PONTAPÉ INICIAL EM CABRÁLIA

O Partido PRP - Partido Republicano Progressista de Santa Cruz de Cabrália que tem como pré-candidato Hélio de Paula realizou na noite de sábado (14/04), um Seminário com 56 pré-candidaturas à Câmara Municipal de Cabrália, com o objetivo de fazer uma análise da conjuntura política e definir planos de trabalho para sua campanha, além de repassar informações aos pré-candidatos a vereadores.
Essa palestra foi a primeira de uma série que serão realizadas com o objetivo de instruir os pré-candidatos, uma inciativa inédita no município. A legislação eleitoral é bastante complexa, e engloba detalhes importantes que muitas vezes passam despercebidos e causam vários transtornos, inclusive o cancelamento da candidatura. “O candidato não pode entrar em conflito com a legislação, ele tem que partir desse principio, fazer uma campanha honesta e limpa”, afirmou o palestrante.

O pré-candidato a prefeito Hélio de Paula, ressaltou a estratégia do grupo político para auxiliar todos os pré-candidatos. “Nós queremos dar tranqüilidade aos candidatos, que terão que se preocupar apenas em apresentar suas propostas aos eleitores, estamos nos preparando e trabalhando para um fato nunca ocorrido no município nas eleições anteriores”.
Disse ainda que muitos não acreditavam na su campanha, hoje ela já é uma realidade, estamos com 6 partidos e 56 pré-candidatos, e contamos com o apoio do ex-prefeito Filó, Ivan Pontes e muitos outros que em breve estaremos apresentando a população.
Encerrando falou “Teremos vários encontros, onde abordaremos todos os pontos de interesse com calma e de forma clara, e já estamos elaborando a próxima palestra”. 
Encerrou suas falas convidando à todos para se deliciarem num farto e apetitoso Coffee Break.

POR:  DJALMA PONTES
FONTE: CABRALIANOTICIA.COM

ABERTURA DA 12ª EDIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENA PATAXÓ COROA VERMELHA

Um bom publico compareceu na Praça do Cruzeiro em Coroa Vermelha para prestigiar a cerimônia de abertura do XII Jogos Indígena Pataxó.
  A cerimônia de abertura teve inicio com a execução do Hino Nacional e logo em seguida foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos ancestrais indígena, fortalecendo a valorização da cultura.
 Estiveram presentes nesse primeiro dia do evento lideranças Indígenas, Pedro Cardoso e Eunice Brito (representantes da Veracel Celulose), Vereador Carajá e o presidente da câmara de vereadores do município, Humberto Cachoeira, se fez presente também o capitão Deró que veio representando a segurança do evento. O Prefeito de Santa Cruz Cabrália Jorge Pontes não compareceu.
  Os jogos que acontecem há 12 (doze) anos em Coroa Vermelha tem como principal objetivo comemorar a semana do Índio, promover o encontro de revitalização cultural além de proporcionar aos visitantes que prestigiem apresentações de modalidades esportivas como: arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal, corrida de maraká, zarabatana, futebol, cabo de guerra e bodoque, canoagem, natação, corrida rústica desfile inhé baixú, entre outros.
  Sete equipes estarão competindo, Kijentxawe, Aripotxe, Joopeke, Toroté, Aroeira, Tihi Kamaiwra e Tuhutari.
  O comitê organizador dos jogos convida a todos para prestigiar o evento e interagir conhecendo um pouco mais das culturas indígena. O evento vai até o dia 19/04.


GALERIA DE FOTOS
POR: RONNY BAHIA

segunda-feira, 16 de abril de 2012

HOMEM ASSASSINADO ENQUANTO FAZIA A LEITURA DA BÍBLIA NA PORTA DE CASA

Segundo a cunhada, Fernando teria saído para rua com um amigo, (no momento do ocorrido eu estava dormindo quando ouvir o barulho na porta levantei e fui ver o que era, ele estava ainda vivo, segurei ele pelo meio mais ele foi caindo e ficou agonizando, logo percebir que ele estava só de cueca e a bíblia do lado, ele chegou da rua e pegou a minha bíblia e ficou lendo sentado na porta).(disse a cunhada).
 
 
A cunhada ainda informou que no dia 13/04 Fernando teria se envolvido em uma briga e ainda estava tomando remédio para se curar dos machucados.
 
Fernando foi alvejado com pelo menos dois disparos de arma de fogo, o corpo foi removido para o IML de Porto Seguro.
 
Fernando trabalhava como pedreiro, solteiro e deixa um filho.

FONTE: OBAIANÃO.COM.BR

domingo, 15 de abril de 2012

2º ANIVERSÁRIO DO SITE BAHIA PRODUÇÕES

Próximo presidente do STF planeja julgamento do mensalão antes das eleições

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, que assumirá a presidência da Corte na próxima quinta-feira (19), disse que planeja julgar o mensalão antes do início das eleições. Segundo o magistrado, em entrevista a O Globo, um presidente do Supremo deve fazer o possível para que um processo dessa magnitude não corra concomitantemente com o processo eleitoral. “O ideal é que um não corra paralelo com o outro. Se for possível julgar o mensalão antes do dia 6 de julho, quando começa o processo eleitoral, é o ideal”, afirmou. Questionado sobre uma eventual impossibilidade de isso acontecer, o ministro apenas respondeu: “Paciência”.
POR: RONNY BAHIA

Corpo de estudante brasileiro morto na Austrália é enterrado neste domingo

O corpo do estudante Roberto Laudisio Curti, de 21 anos, foi enterrado neste domingo (15), por volta das 12h40, no cemitério do Araçá, na zona oeste de São Paulo. Beto, como era conhecido pelos amigos, foi morto na madrugada de 18 de março em Sydney, na Austrália, após a polícia local o atingir com disparos de pistola Taser (de choque) e com spray de pimenta. O estudante era suspeito de furtar um pacote de bolachas de uma loja de conveniência. Existe a suspeita de que Curti estivesse sob efeito de drogas quando entrou na loja e tenha corrido da polícia. As autoridades australianas não dão informações sobre o caso. Informações da Folha.
POR: RONNY BAHIA

PF fará operação-padrão em aeroportos na próxima quinta e pode iniciar greve no dia 24

Policiais federais prometem fazer, na próxima quinta-feira (19), uma operação-padrão nos aeroportos brasileiros como forma de protesto contra as terceirizações em funções exclusivas da Polícia Federal (PF). De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, o objetivo é chamar a atenção do governo sem trazer prejuízos aos usuários dos aeroportos. “O terceirizado deveria ser usado para as atividades meio, nunca para as atividades fim. Estão tentando terceirizar as pessoas para exercerem uma atividade de policial, como autorizar a entrada de estrangeiros no país", protestou. No dia do ato, os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no país. “Este trabalho deveria ser rotineiro, mas por falta de efetivo não é feito. A gente está fazendo isso para mostrar a precarização do serviço da PF", disse. No próximo dia 24, a Fenapef fará uma assembleia geral para decidir quais serão os próximos passos do movimento. Segundo Wink, a categoria pode decidir, ainda, se começará uma greve.
POR: RONNY BAHIA

Membros do PSD temem estar em “canoa furada”

Passado um ano após a criação do PSD, os integrantes do partido temem ter embarcado em uma canoa furada. Embora haja otimismo por parte da direção, na base da legenda há um receio de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida que a nova sigla não terá direito a tempo de propaganda política na TV e nem fundo partidário, proporcionais ao tamanho da bancada na Câmara de Deputados, atualmente a terceira maior. Apesar da importância, esse não é o único problema. Membros do partido reclamam do caciquismo do presidente e fundador do partido, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Embora reconheçam que Kassab é um grande articulador político, correligionários consideram que deu um passo errado na capital paulista ao negociar aliança com o PT e, depois, fechar apoio à candidatura do tucano José Serra (PSDB) à prefeitura. “Ele errou no dia em que não sentou com José Serra e teve uma conversa definitiva. Ele não podia ter assumido o risco de ter bancado tantos gestos, ter ido ao aniversário do PT. Foi como se, na hora de fazer o gol, ele tivesse chutado contra”, disse um dos dirigentes do PSD. Por outro lado, há dirigentes que minimizam o revés sofrido até o momento e se dizem confiantes na vitória no TSE. Com informações do jornal A Tarde.
POR: RONNY BAHIA

GAROTA DE 16 ANOS PRESA COM QUASE 19 KG DE DROGAS EM PORTO SEGURO

 Uma adolescente de 16 anos foi presa na tarde da ultima sexta-feira 13/04 pela Policia Rodoviária Federal (PRF). Ela que havia saído de Porto Seguro para Eunápolis em um veiculo de transporte clandestino, foi interceptada no km 35, em frente ao posto da Policia Rodoviária Federal na BR 367.
 A garota carregava em sua bagagem 3,1 kg de cocaína, 5,1 kg de crack e 9,9 kg de maconha.
 Toda a droga e a jovem foram conduzidas para a Policia Civil onde ficaram a disposição da justiça.
 O trabalho dos investigadores agora é saber de quem eram as drogas e para quem estava sendo levadas.
POR: RONNY BAHIA


Criança da tribo Pataxó precisa de sangue raro para fazer cirurgia

 Um índio de 13 anos aguarda há 45 dias no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, para fazer uma cirurgia cardíaca. O problema é que o sangue da tribo Pataxó faz parte do grupo sanguíneo 'Diego'. O antígeno Diego é conhecido como de baixa incidência entre caucasianos, entretanto apresenta-se com incidência entre índios americanos.
Os médicos já testaram 37 bolsas de sangue colhidas da tribo, em Porto Seguro, mas ninguém é compatível com o menino. A equipe médica pediu ao Hemoba uma ajuda para que esse pedido de sangue fosse solicitado para todo o Brasil.

FONTE: RADAR 64

Conflito de terras no sul Bahia: mais duas fazendas são invadidas

O clima de disputa de terras no sul da Bahia é tenso. Índios Pataxó já ocuparam dezenas de fazendas na região reivindicando a propriedade das terras.
Mortes, prisões, ações de reintegração de posse, tudo isso faz parte do cotiadiano da população de algumas cidades da região.
No sábado (14), os Pataxó ocuparam mais duas fazendas em Itaju do Colônia, localizadas em áreas que afirmam pertencer à União.
A ação foi noticiada no Jornal Nacional.
Fazendeiros e indígenas esperam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre processo de demarcação de terras que tramita em Brasília desde a década de 80.
POR: RONNY BAHIA