sexta-feira, 18 de maio de 2012

A pedido de advogado, TRE adia julgamento de processo contra Cláudia Oliveira


O julgamento do pedido de cassação da deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) foi adiado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Marcado para acontecer na última terça-feira (15), o julgamento foi retirado de pauta a pedido do advogado da deputada, Luiz Viana Queiroz, com a alegação de não ter sido intimado.
A deputada estadual Cláudia Oliveira está sendo acusada de compra de votos no município de Buererema, na eleição de 2010. O novo julgamento não tem data pra acontecer.
De acordo com a deputada, o fato vem sendo explorado por seus adversários, especialmente pelo suplente Jurandy Oliveira, que se aproveitou  da situação para tentar alcançar a vaga perdida para ela nas urnas, por praticamente o dobro dos votos.
POR: RONNY BAHIA

Entidades na caminhada contra o abuso sexual


 O Brasil inteiro se mobilizou nesta sexta-feira (18) contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Eunápolis, uma passeata pela manhã contou com representantes de entidades e Organizações não Governamentais que atuam na defesa dos direitos da criança e adolescente.

A concentração foi às 08h, no início da Avenida Porto Seguro, centro da cidade. Os manifestantes percorreram toda a via e encerram o ato na Praça Eunápio Peltier.

A psicóloga Ana Maria Justino, coordenadora do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, lembra que o Dia Nacional é celebrado em todo 18 de maio por conta do caso Araceli, de 8 anos, estuprada e morta em 1973 em Vitória (ES).

'Ela foi raptada quando saía da escola por um grupo de jovens de classe média, foi espancada, estuprada, teve corpo dilacerado', lembrou Ana Maria.

A campanha deste ano tem como tema a responsabilidade dos órgãos públicos e da população no enfrentamento do problema.  'As pessoas têm medo de denunciar os casos. Mostramos faixas, informando os meios de denúncia. Existem o Disque 100, Ministério Público, delegacias', alerta.
Foto: Jairo Franco/RADAR64
Passeata foi pela manhã na Avenida Porto Seguro, centro da cidade de Eunápolis
A caminhada teve ainda como objetivo sensibilizar tanto governantes quanto sociedade em todos os setores, como pontuou a psicóloga Michele Pessin, também do Creas.
‘A instituição tem uma responsabilidade social, mas a comunidade também. E só esta interação vai favorecer para que os índices de violência diminuam. A comunidade vai conhecendo os serviços, os números que podem denunciar. E todo mundo junto faz acontecer’, falou Michele.
FONTE: RADAR 64

Índio é assassinado em área de disputa de terra no sul do estado

 Um índio da tribo Pataxó Hã Hã Hãe foi assassinado na noite de quarta-feira (16) na localidade de Água Vermelha, a 18 km da sede do município de Pau Brasil, no sul da Bahia. O corpo do índio foi encontrado por volta das 8h desta quinta-feira (17). 

De acordo com informações do delegado da Polícia Federal, Alex Cordeiro, policiais realizaram buscas desde a noite de quarta-feira, mas o corpo só foi encontrado na manhã desta quinta em uma estrada que fica dentro de uma área indígena que já havia sido demarcada há alguns anos.

O delegado ainda informou que o índio foi vítima de vários disparos de arma de fogo e que a hipótese é de que o crime seja resultado de desentendimentos entre os próprios índios. “A vítima já matou o padrasto há alguns anos, já foi presa e havia recebido ameaça de alguns índios. Há suspeita de que este crime seja uma revanche de outros índios”, afirma o delegado.

O índio assassinado é primo de um dos caciques da tribo Pataxó Hã Hã Hãe, cacique Nailton.

FONTE: RADAR 64

MORADOR DE SÃO JOÃO DO PARAíSO PRESO COM 9 KG DE MACONHA NA BR 101


Jorge Luiz preso, 49 anos, foi preso em flagrante com a droga, segundo a polícia

EUNÁPOLIS - Policiais rodoviários federais do posto de Camacan, no sul da Bahia, prenderam, na manhã desta quinta-feira (17), um homem transportando barrotes de maconha em um ônibus. Segundo a PRF, a prisão ocorreu durante fiscalização no km 594 da BR-101.

Ao abordar o ônibus, que que fazia a linha Porto Seguro/Itabuna, os policiais encontraram uma bolsa azul contendo oito barrotes de maconha, totalizando nove quilos.
Foto: Divulgação/PRF
Droga foi apreendida em ônibus que fazia a linha Porto Seguro/Itabuna
O proprietário da bolsa, Jorge Luiz Pereira Alves, 49 anos, e que é morador de São João do Paraíso, município de Mascote, informou aos policiais que estaria levando o entorpecente para Itabuna. A ocorrência foi encaminhada para a polícia judiciária.
FONTE: RADAR 64

TORNEIO DE DOMINÓ EM SANTO ANTONIO


ALUNOS DO ESTADO PERDERÃO FÉRIAS E FINS DE SEMANA PARA REPOR AULAS



 A professora Adail Brito (foto), diretora regional da 8ª DIREC, com sede em Eunápolis, disse ao repórter Fávero Moraes, da rádio Ativa FM, nesta quinta-feira, 17, que três colégios estaduais na cidade já estão funcionando normalmente e que em algumas cidades da região não houve greve dos professores.
Adail citou Cabrália, Itapebi e Jucuruçu como cidades do extremo sul onde os professores não aderiram ao movimento da APLB, que em algumas cidades baianas já dura 37 dias.
A diretora ainda disse que em Belmonte as aulas já foram normalizadas e em Porto Seguro o colégio Modelo voltou a funcionar.
Sobre a reposição as aulas, Adail disse que deverá ser feito um calendário especial para que seja cumprido o ano letivo de 200 dias úteis de aula. O que deverá prejudicar as férias escolares do meio e final do ano.
A entrevista da diretora da 8ª Direc foi veiculada no programa Sociedade Anônima, apresentado pelo radialista Jota Bastos, que fez duras críticas ao ensino público local, não poupando professores, alunos e pais.
FONTE: ATIVA FM

Bahia é vice em ranking de número de mortes por dengue no Brasil

A Bahia amarga a segunda posição no ranking dos estados que registraram o maior número de mortes confirmadas por dengue em 2012, atrás apenas do Rio de Janeiro. Segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS), foram 13 óbitos no estado, contra 17 no Rio. As mortes por dengue na Bahia ocorreram na capital baiana, em Camaçari, Jacobina, Itabuna, Conceição do Jacuípe e Guanambi. Na contramão do país, que apresentou queda de 44% na quantidade de casos da doença, a Bahia está entre os seis estados que tiveram alta nas taxas nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril deste ano, foram 28.154 episódios de dengue na Bahia, contra 22.424 ocorrências em 2011, o que representa um aumento de 25%. Informações do jornal Correio.


POR: RONNY BAHIA

Divulgação de salários causa revolta de servidores federais

Os sindicatos de servidores reagiram com insatisfação à ordem da presidente Dilma Rousseff de autorizar a divulgação na internet dos salários dos ocupantes de cargos públicos no Executivo. Também houve protestos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e entidades do Judiciário. O decreto publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União deve constranger os Poderes Judiciário e Legislativo de todo o país e é valido para o Executivo federal. O assunto deve virar uma batalha judicial. Servidores federais já prometeram recorrer à Justiça contra a divulgação, de maneira individualizada, de salários, auxílios, ajudas de custo, jetons e “quaisquer vantagens pecuniárias” daqueles que preenchem cargos públicos. Na avaliação do secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Maurício da Costa, a intimidade do servidor é exposta com a nova regra. “Transparência tem limite. O servidor já declara o seu imposto de renda, vai ter exposto o contracheque pra todo mundo ver? É no mínimo quebra de sigilo, é um desrespeito à intimidade do servidor e abre espaço para tudo que é mazela, sequestro relâmpago, má-fé”, opinou Costa. Informações do Estadão.


FONTE: BN

Professores de 34 universidades federais aderem à paralisação


Professores de 34 universidades federais aderiram, nesta quinta-feira (17), ao movimento grevista para pressionar o governo a debater o plano de carreira da categoria, além de melhorias na estrutura de ensino. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), outras instituições podem aderir à paralisação após assembleias agendadas para a próxima semana. Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) entrará em greve por tempo indeterminado, apesar de a Associação de Professores Universitários da Bahia (Apub) ter afirmado que os docentes baianos não iriam participar da paralisação. No início da semana, o governo editou medida provisória que concedeu reajuste de 4% aos professores federais, percentual abaixo da inflação. “Foi um acordo emergencial que o governo transformou em medida provisória com a pressão dos indicativos de greve. Se a discussão da carreira tivesse se desenvolvido, provavelmente não estaríamos nessa situação”, ponderou Almir Menezes Filho, diretor do Andes. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) destacou que “com relação ao plano de carreira dos professores e funcionários, a negociação prevê sua aplicação somente em 2013. Os recursos devem ser definidos na LDO até agosto deste ano, o que significa que há prazo e prioridade”.


POR: RONNY BAHIA

Dilma veta venda de remédios em supermercados

Dilma veta venda de remédios em supermercadosA presidente Dilma Rousseff vetou a liberação da venda de remédios que não exigem prescrição médica em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18). De acordo com a presidente, a liberação “dificultaria o controle sobre a comercialização”. “Ademais, a proposta poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, o que seria prejudicial à saúde pública”, completou. No dia 25 de abril, a medida provisória havia sido aprovada pelo Senado. Originalmente, o texto referia-se somente à desoneração das contribuições sociais sobre produtos destinados a portadores de deficiência e do IPI nas operações de compra de veículos automotivos para o mesmo público. Esta parte da matéria foi sancionada.


POR: RONNY BAHIA

Campanha marca Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência sexual praticada contra a população infanto-juvenil, é celebrado nesta sexta-feira (18) o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo o último mapeamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Bahia é o estado com maior número de rodovias com pontos de exploração sexual infantil, 117 no total. Para lembrar a data, a frente parlamentar em Defesa dos Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida pelo deputado estadual Yulo Oiticica (PT), realiza audiência pública na próxima quarta (23), às 9h, com apoio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e da Polícia Militar (PM).
POR: RONNY BAHIA

quinta-feira, 17 de maio de 2012

NASCE FILHA DO CANTOR JACK DA BANDA OZ FILHOS DA PATROA

NASCEU NESTA QUINTA-FEIRA, 17/05, VOLTA DAS 5:40 DA MANHÃ NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA A FILHA DO CANTOR JACK, DA BANDA OZ FILHOS DA PATROA, ANA SOPHIA NASCEU COM 3.600 KG E POR SINAL MUITO LINDA E CHEIA DE SAÚDE, FICA AQUI AS NOSSAS FELICITAÇÕES A ESSA PRINCESA LINDA E TODA A FAMÍLIA, EM ESPECIAL AO PAI CORUJA JACK .
POR: RONNY BAHIA

ESTUDANTE CONDENADA PELA JUSTIÇA FEDERAL POR PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS

A estudante Mayara Petruso, que ficou famosa por ter perpetrado preconceito contra nordestinos através de sua conta no Twitter foi CONDENADA pela Justiça Federal, em ação movida pelo Ministério Público Federal. Ela foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão. A pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A decisão é da 9a vara de Crimes Federais de São Paulo.
Logo após à divulgação do resultado das eleições presidenciais, Mayara responsabilizou o povo do Nordeste pela vitória de Dilma Rousseff (PT). “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”, escreveu a estudante no microblog.
Que isso sirva de lição para todos os preconceituosos. PRECONCEITO É CRIME, e nós da nação nordestina somos totalmente contra qualquer tipo de discriminação, seja contra nosso povo ou não.
Divulgue essa notícia, precisamos de um mundo com menos preconceito e mais amor.



FONTE: GLOBO.COM

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROFESSORES E ALUNOS DA REDE ESTADUAL APROVEITAM A PRESENÇA DE JAQUES WAGNER PARA PROTESTAR EM EUNÁPOLIS


Comitiva teve que entrar pelos fundos da escola municipal que estava sendo inaugurada
População não teve acesso a cerimônia de inauguração, realizada em local fechado
Professor Jorge Amorim, pré-candidato a vereador pelo PT em Eunápolis (de camisa vermelha) liderou protestos contra o governador que também é do PT
EUNÁPOLIS – O governador Jaques Wagner visitou a cidade de Eunápolis, na manhã deste sábado, 12 de maio, Dia do Aniversário de Emancipação Política do município, onde cumpriu uma agenda de inaugurações e recebeu homenagens.
Wagner inaugurou o complexo prisional do Estado, no bairro Alecrim, que só deve funcionar a partir de setembro próximo e inaugurou também a escola modelo municipal Antônio Batista, no bairro Juca Rosa.
Em todo o momento, o governador esteve acompanhado do prefeito da cidade, Robério Oliveira e da deputada Cláudia Oliveira, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, além de prefeitos de cidades da região, vereadores locais e lideranças políticas.
Professores e alunos de Porto Seguro e Eunápolis seguravam faixas de protesto
Cerimonial permitiu entrada da APLB com uma faixa
Mas na inauguração da escola municipal o governador enfrentou um intenso protesto de professores e alunos, liderados pela APLB de Eunápolis e Porto Seguro. O motivo é a greve dos professores da rede estadual que já dura mais de 30 dias, embora  a Secretaria de Educação informe que mais de 600 colégios já teriam voltado aulas em todo o estado.
Segundo dirigentes da APLB, um acordo firmado entre governo e APLB sobre o reajuste da categoria não estaria sendo cumprido.
Wagner e comitiva tiveram que entrar na escola pelo portão dos fundos, evitando o contato direto com os manifestantes que se aglomeravam na frente do estabelecimento, segurando faixas de protestos.
Ainda assim, um pequeno grupo, liderado pelo professor Jorge Amorim, pré-candidato a vereador pelo PT, mesmo partido do governador, protestou na entrada da comitiva nos fundos da escola.
A população não teve acesso a cerimônia de inauguração que aconteceu dentro da escola. Apenas autoridades convidadas tiveram acesso.
Mais informações da visita do governador Jaques Wagner a Eunápolis ainda hoje, inclusive com o teor do discursos do governador, do prefeito e demais fatos relevantes.
FONTE : REDE IMPRENSA LIVRE

Colisão entre trens do Metrô de São Paulo deixa feridos


Uma colisão entre dois trens, que aconteceu por volta das 9h50 desta quarta-feira (16), causava a interrupção de parte da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, em um trecho na Zona Leste. O acidente ocorreu entre as estações Carrão e Tatuapé.
O Corpo de Bombeiros informa que não há vítimas graves. Os passageiros com ferimentos leves foram levados para hospitais da região. Há 68 homens da corporação atuando no local, em 23 veículos. Segundo equipes do bombeiros, 32 pessoas foram socorridas até pouco depois das 11h.
Após o acidente, as demais linhas do Metrô operam com velocidade reduzida. A SPTrans informou que mudou a circulação de ônibus na região e acionou o sistema de apoio.  O problema causa lentidão na Radial Leste, no sentido Centro. Por causa do resgate, faixas da via permaneciam interditadas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomendava que motoristas evitassem a região.
 O Metrô confirmou o acidente, mas não soube informar a origem do problema.  O Centro de Controle da empresa está apurando o motivo do ocorrido. A companhia informa que a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha está sendo realizada somente entre as estações Barra Funda e Tatuapé.
 Imagens registradas pelo helicóptero da TV Globo mostram que diversos carros dos bombeiros prestavam atendimento a vítimas às 10h30. Duas composições estavam paralisadas na via  e passageiros aguardavam do lado de fora, ao lado dos trilhos.
 Segundo a assessoria da empresa, a estação tem uma área de manobra, então há possibilidade de o trem mudar de via e continuar caminho. O acidente ocorreu entre a estação Tatuapé e Carrão, segundo o Metrô.
Motivo do choque, segundo sindicato
Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, houve um choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de automatização do Metrô. O sindicalista, que estava em reunião com dirigentes do Metrô para discussão de propostas salariais na hora do acidente, diz ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem parar quando outro está à frente não funcionou.
"Não pode ter havido falha humana porque esse sistema é automático. Quando há um trem à frente, a composição atrás recebe um código de via. Se o código é zero, o trem para. Houve uma falha no sistema e o equipamento mandou um sinal diferente disso, por isso a composição atrás seguiu, pelo que parece", disse Pasin. "Em 20 anos de Metrô, eu nunca vi nada disso acontecer."
Ônibus
Segundo a SPTrans, todas as linhas de ônibus que circulam na Radial Leste estão seguindo direto até a estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão.
 A integração das linhas de ônibus com as estações do Metrô está suspensa devido a acidente entre trens nas proximidades da estação Carrão.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 65 km de lentidão em São Paulo por volta das 11h desta quarta, índice considerado acima da média. No horário, a Radial Leste estava com 5,4 km de filas no sentido Centro, entre a Praça Divinolândia até o Viaduto Conselheiro Carrão.

FONTE: GLOBO.COM

terça-feira, 15 de maio de 2012

Camarão apreendidos foram doados em Porto Seguro


Nesta segunda-feira quatorze ( 14 ) de maio, por determinação do Secretário de Meio Ambiente Luiz Antônio Ramalho em parceria com a CIPPA 
( Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental ) sob o comando do Major Câmara e apoios do Capitão Deiró, do Tenente Danilo e do Sargento Kleber, a equipe de Fiscalização Ambiental, em atendimento às denúncias de números 162/2012 e 163/2012, realizaram a apreensão de duas embarcações em Itaquena próximo a Caraíva. As duas embarcações foram flagradas executando a pesca do camarão em período de defeso compreendidos entre os dias 01/04 a 15/05.
 
 Os responsáveis pelas embarcações foram autuados e tiveram todo o crustáceo apreendidos e em seguida doados para as seguintes entidades: 
 
LAR NOSSAS FILHAS NO CENTRO, 20 KG;
CASA DE APOIO A CRIANÇA CARENTE DE PORTO SEGURO NO BAIRRO SAPOTI, 20 KG;
A NOSSA CASA NO BAIRRO VILA VITÓRIA, 30 KG;
 CENTRO DE RECUPERAÇÃO EVANGÉLICA MAANAIM NO BAIRRO VILLAGE, 30 KG.
 
                     Total de cem ( 100 kg ) que  tiveram as suas doações acompanhadas pela imprensa, pelo Secretário Ramalho, pela fiscalização ambiental e pela guarnição da CIPPA. Lembrando que os êxitos dessas ações se devem à população de Porto Seguro que vem colaborando e acreditando no trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e da CIPPA, através dos disk s  denúncias, que podem ser anônimas e que vem causando um ótimo impacto positivo em todas as ações realizadas pelos dois Órgãos Ambientais, que sem sombra de dúvidas estão de parabéns.
 
( 73 ) 3268 - 0558 SMMA ( Secretaria Municipal de Meio Ambiente ), email -  fiscalizacao.ambiental@hotmail.com;
( 73 ) 3274 - 1188 CIPPA ( Companhia de Polícia de Proteção Ambiental ), email - cippa.ps@hotmail.com.
FONTE: O BAIANÃO

Veracel e Sesi realizam o primeiro Cozinha Brasil para uma comunidade indígena


Tradições culturais aliadas à uma alimentação de qualidade. Essas foram as questões que marcaram a passagem do programa Cozinha Brasil, pela primeira vez em uma comunidade indígena, no periodo de 08 a 11 de maio, na aldeia indigena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália.  Durante o evento, a comunidade indígena teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre hábitos alimentares saudáveis e de baixo custo.
 Para o cacique Aruã da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, esta oportunidade é resultado do empenho das lideranças em fazer parcerias que contribuam para o desenvolvimento do coletivo.  De acordo com Arapatí, vice-cacique, esta foi uma grande oportunidade para todos. “Diversos moradores de nossa aldeia fizeram questão de participar deste curso. Porque todo aprendizado é muito bem vindo”, destacou.
 Durante quatro dias, mesmo nos dias de chuva forte, os moradores da aldeia lotaram as três turmas do curso e receberam orientações sobre manuseio, armazenamento, conservação e melhor aproveitamento dos alimentos e hábitos de higiene. Para a nutricionista do SESI, Maria de Lourdes da Silva Neta, o intercâmbio de conhecimentos esteve presente em todo o curso, e por ser em uma aldeia indigena, as atividades foram especialmente preparadas para eles. “Busquei focar em receitas que tivessem alimentos que fazem parte do dia a dia destas pessoas. Sei que aqui eles utilizam muito a mandioca, a abóbora e o quiabo, por isso ensinei como aliar questões culturais a uma alimentação de qualidade”, relatou a nutricionista.
 Para Lucimara Santos de Souza (Jandaia) as novas informações foram muito bem vindas para ela e para toda a família. “Nossa alimentação vem de berço. As receitas que eu sei, aprendi com meus pais que aprenderam com meus avós. Mas, as informações que aprendi aqui serão utilizadas no meu dia a dia, e vou ensinar tudo isso para meus filhos”.
 Ainda nesse mesmo sentido, Camila Florêncio do Espírito Santo, moradora da aldeia que trabalha como voluntária na Pastoral da Criança da aréa indigena de Coroa Vermelha, acredita que essas orientações não serão utilizadas apenas em casa. “Trabalho na Pastoral da Criança, e sei de muitas crianças com desnutrição ou obesidade, nessa região. Tudo que aprendi aqui vou passar para as mães dessas crianças. Unindo estas informações sobre uma alimentação mais saudável com a nossa técnica de trabalho, tenho certeza que esse quadro vai mudar”, declarou com entusiasmo.
 Em 2012, o programa já passou em três municípios da região, atendendo a mais de 360 moradores, do distrito de Monte Pascoal (Itabela), Aldeia Indígena de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália) e  distrito de Barrolândia  (Belmonte). É o terceiro ano consecutivo que a Veracel traz este programa do Sesi ao Sul e Extremo Sul da Bahia, formando mais de 2500 pessoas, com apoio das prefeituras locais e comunidades.
Hábitos seguros na Cozinha
 
Além de informações sobre hábitos saudáveis, os participantes do programa também foram orientados sobre procedimentos de segurança com o gás de cozinha dentro de casa. O técnico de segurança da Brasilgás, Marcos Vinicius de Souza Oliveira, abordou questões relacionadas ao procedimento básico de segurança, como cuidados com registro, mangueira e suas datas de validade, assim como deve ser feito o armazenamento e manuseio do gás nas residências. “Aqui em Coroa Vermelha, as pessoas foram bastante participativas, fazendo perguntas relevantes e apresentando suas próprias experiências. Tenho certeza que consegui sanar todas as dúvidas e mostrar a importância de hábitos seguros com o gás de cozinha”, afirma Marcus Vinicius.
POR: DJALMA PONTES

Grêmio Estudantil Nova Geração realizou o I Torneio de Futsal Interescolar de Coroa Vermelha


Na ultima sexta-feira, 11 de maio, o Grêmio estudantil Nova Geração do Colégio Estadual Frei Henrique de Coimbra, em parceria com a Diretoria de Esportes e Lazer, realizaram o Primeiro Torneio de Futsal Interescolar de Coroa Vermelha. O evento reuniu mais de 100 jovens na quadra da Escola Municipal Victurino da Purificação Figueiredo.
03Foram inscritas oito equipes de quatro escolas, sendo elas: Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, Frei Henrique de Coimbra Sede e as equipes de Ponto Central e da Escola Municipal Victurino da Purificação Figueiredo.
Em uma disputa acirrada, os times foram divididos em dois grupos e cada vitória representava sua permanência no torneio.
Na reta final da disputa, o Time Frei Henrique 1 venceu por quatro a três o Victurino 1 e garantiu o troféu de  terceiro lugar.
Na grande Final, as duas equipes do Colégio Indígena batalharam para conquistar o troféu de Campeão. No início da partida decisiva, parecia que iria dar empate, mas o time do Indígena 1 venceu por quatro a um o Indígena 2 e conquistou o título de Campeão do Torneio.








FONTE: DJALMA PONTES



1ª PENEIRA OFICIAL DA ESCOLINHA FLA EXTREMO SUL


POR: RONNY BAHIA

Realidades desconfortantes


No cenário de nossas vivências rompem-se fios da teia da vida. Todos os dias as cortinas se fecham para vidas ainda latentes, são tristezas anunciadas que retiram de nós as esperanças de um mundo melhor. Rostos de uma juventude que grita por vida, perdem-na por banalidades. Pra nós, cujo pensamento acredita na bondade humana, é algo incompreensível.


TEXTO DE ADRIANA PESCA

DEPUTADA CLAUDIA OLIVEIRA NEGA COMPRA DE VOTOS

A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), negou nesta segunda-feira (14) participação no episódio que envolve compra de votos no município de Buerarema, no sul baiano. Ela é alvo de uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que poderá resultar na cassação do seu mandato. O julgamento está previsto para esta terça-feira (15), às 17h.

Em nota enviada à imprensa, a parlamentar afirma que “nunca participou, autorizou ou tomou conhecimento” de qualquer tipo de ação financeira ilegal ou não contabilizada em sua campanha. 

Segundo ela, o episódio faz parte de fatos que envolvem o pleito municipal, convocado pelo próprio TRE, que cassou o prefeito eleito Mardes Monteiro (PT), e que nada teria a ver com eleição estadual. 

“O fato vem sendo explorado pelos adversários, especialmente pelo suplente Jurandy Oliveira, que aproveitou-se do episódio, especialmente a coincidência das duas eleições terem se projetado em períodos contemporâneos, para poder alcançar uma vaga que lhe foi negada nas urnas. Soma-se a isto a destacada performance da deputada nas prévias eleitorais de Porto Seguro onde desponta como forte candidata à prefeita na próxima eleição”, diz comunicado.


POR: RONNY BAHIA

FALECEU NA MADRUGADA DESSA SEGUNDA FEIRA O PAI DO DEP. JÂNIO NATAL

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu na madrugada desta terça-feira (15), em Porto Seguro, o Sr. Benedito Vinhas (conhecido por todos como Bacurau), 83 anos, pai do Deputado Jânio Natal. 

O velório será hoje, na Câmara Municipal e o sepultamento quarta-feira, 10:30h, no Cemitério Pousada Eterna, em Porto Seguro/Ba


POR: RONNY BAHIA

PROFESSORES DO ESTADO DEVEM MANTER GREVE QUE JÁ DURA 34 DIAS


Dirigentes da APLB em todo o estado afirmam que a tendência dos professores da rede estadual é de manter a greve, que já dura 34 dias.
A categoria faz assembleia na manhã desta terça-feira, 15, em Salvador, para decidir os rumos do movimento que prejudica mais de 1,2 milhão de alunos em toda a Bahia.
Os professores reivindicam um reajuste salarial de 22,22%, previsto em acordo assinado com o governo no ano passado.
Mas o governo argumenta que não há como conceder o aumento sem ultrapassar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A dificuldade para pagar o piso nacional também atinge as prefeituras. Nesta quarta (16), centenas de prefeitos baianos participam de uma marcha em Brasília, onde a pauta é justamente a questão do piso dos professores.
TEXTO: IMPRENSA LIVRE BAHIA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

GAROTA DE 14 ANOS É SEQUESTRADA EM EUNÁPOLIS

 As informações são de que Thainá de Abreu Ramos 14 anos, veio a ser sequestrada na tarde do ultimo sábado 12/05, em Eunápolis.
 Testemunhas contaram que 3 homens não identificados que estavam em um Vectra de cor branca, efetuaram o sequestro.
 A família que está em desespero pede para quem tiver alguma informação que possa levar até a menina Thainá, entrar em contato dom a policia atraves do numero 190 ou coma família  pelo numero 8447-1528

POR: RONY BAHIA

CASARÃO SHOWS E EVENTOS DÁ UMA TEMPO COM OS SHOWS

O Casarão Show e Eventos que vinha trazendo inúmeras novidades para fazer a alegria da galera, deu um tempo em sua maratona de shows devido à reclamação de alguns populares. Pessoas que moram nas proximidades da casa de show reclamaram do volume do som durante as festas realizadas no local.
 Nossa redação procurou Jurandir Monteiro, proprietário do espaço, e apurou que os eventos são realizados dentro de toda a legalidade exigida pela secretaria de meio ambiente, com alvará de funcionamento expedido pela VISA (vigilância sanitária), medidor de decibéis, segurança entre outros.
A casa de shows que trás para Cabrália as melhores bandas da atualidade, deixa a população que gosta de uma boa festa sem opções na cidade, visto que a casa é a única que trás para a cidade bandas como: BONDE DO MALANDRO, CIA DO KAPRIXXO, TAYRONE CIGANO, SILVANO SALLES, KUARTO DE EMPREGADA, FUSKA VIRADO, SOM DO POVO, NETINHO DO FORRO, MULHERES PERDIDAS, LATITUDE 10, RAGHATONY, ROBERIO E SEUS TECLADOS, ANJO AZUL COM BERG RABELO, BONDE DO FORRÓ, TOP LOVE, TREM BALA e muito mais.
FOTOS: Djalma Pontes e Dj Neymilson
  Em outro trecho da nossa conversa com o empresário Jurandir Monteiro, ele nos relatou sua tristeza quanto ao intervalo sem festas; “Fico triste por não estar realizando meus eventos, pois, minha casa só funciona apenas uma vez por mês, e, no dia em que funciona, movimenta  a economia da cidade, gera inúmeros trabalhos diretos e indiretos; é trabalho para os ambulantes que põe suas barraquinhas em frente e dentro da casa, são cerca de 20 seguranças que trabalham em todas as festas, barman, caixa, pessoas que trabalham nos estacionamento, vendendo ingresso, pessoas que tem seu salão de beleza, loja de roupas, mercadinho e muito mais que através de uma única festa que fazemos por mês, movimenta seu negocio” explicou Jurandir.
Djalma Pontes e Dj Neymilson
 É visível que o casarão deu uma cara nova a Cabrália no cenário de festas da região, pois a casa passou a ser procurada por grandes empresários e revelou Cabrália como uma das melhores cidades para realização de eventos na região, sendo que sua estrutura oferece ao foliões e artistas muito conforto e comodidade com uma bela estrutura física, com camarim confortável, camarote, área coberta, sanitários de qualidade etc...
 O povo de Cabrália espera ansioso pela volta do CASARÃO SHOWS E EVENTOS.




POR: RONNY BAHIA