sábado, 9 de junho de 2012

CABRALIA EM PESO NO 16º CONGRESSO NACIONAL DA UJS NO RIO DE JANEIRO

Na manhã desta sexta-feira (08/06) aconteceu o debate mais esperado de todo o 16º. Congresso da UJS. O tema “nas redes e nas ruas” lotou o auditório da Capela da UERJ com cerca de 500 jovens prontos para discutir os rumos da comunicação no Brasil.
Com a presença dos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Rodrigo Vianna e do professor Sergio Amadeu, o debate apresentou um pouco do histórico da luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil e o atual cenário com seus desafios.
Aplaudidíssimo, Paulo Henrique Amorim destacou a importância da UJS lutar pela construção de um novo Marco regulatório dos comunicações que impeça a propriedade cruzada, tal qual foi aprovado na Argentina pela presidenta Cristina Kirchner. “No Brasil é a UJS quem tem a responsabilidade de mobilizar o povo em defesa do novo Marco Regulatório das Comunicações”, afirmou Amorim.
O blogueiro e jornalista da Record, Rodrigo Vianna, destacou que a luta pela democratização da comunicação é fazer com que a Constituição de 1988 seja respeitada. “Não queremos nada além do que já está escrito na Constituição”, ressaltou Vianna.
Por fim, o professor Sergio Amadeu focou sua apresentação nos perigos de censura que corre a internet. Para Amadeu a defesa da neutralidade na rede é fundamental para garantirmos a liberdade de expressão. Amadeu ainda sugeriu duas propostas ao 16º. Congresso da UJS: a defesa do compartilhamento na internet; e a criação de um blog sobre os avanços do Prouni e do Enem.
O presidente da UJS, André Tokarski, finalizou o debate agitando a platéia e convocando toda a militância e todos os movimentos sociais para uma grande passeata no próximo domingo (10/06) em defesa do Marco Civil da Internet, do Marco Regulatório das Comunicações e de uma Banda Larga gratuita, pública e de qualidade.
O auditório e com a presença em força da bancada da Bahia, tendo destaque a bancada de Santa Cruz Cabrália, que está representando muito bem o municipio. A lotação e as qualificadas intervenções da platéia demonstraram que a UJS é a principal força política que se apresenta na vanguarda pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

FOTOS EM BREVE

POR: RONNY BAHIA

quarta-feira, 6 de junho de 2012

GOVERNADOR JAQUES WAGNER INAUGURA OBRAS SOB VAIAS EM PORTO SEGURO




 Com o povo do lado de fora, contido por grades e policiais militares, e as autoridades fechadas dentro do prédio, protegidas das vaias e xingamentos, foi inaugurado na noite de terça-feira (5), o PSF Estádio, posto de saúde no Centro de Porto Seguro.
Foi uma cena pra ficar na história.
 A estrela máxima da festa de inauguração, o governador Jaques Wagner (PT), saiu sob forte proteção policial, debaixo de vaias.

 Na galera estavam professores, estudantes, desempregados, donas de casa e aposentados. Um coro de insatisfeitos com o governo estadual.
 Entre as autoridades, o prefeito Abade, o governador, o vice, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo e o deputado Ronaldo Carletto.

Alguns vereadores locais, políticos regionais e pré-candidatos também se protegeram na redoma.
 O pano de fundo das vaias e xingamentos foi a greve dos professores da rede estadual, com mais de 55 dias sem solução.
 Mas houve protesto também contra a demora do julgamento dos acusados do assassinato dos professores sindicalistas, ocorrido em 2009, na cidade.
 E contra o prefeito de Cabrália, Jorge Pontes (PT), acusado de não pagar o piso nacional dos professores.
 O novo prédio da Unidade de Saúde Estádio ocupa uma área de aproximadamente 600m2 e oferece maior conforto e espaço para os usuários dos serviços e para as equipes de trabalho.
 Está entre as unidades com melhor estrutura no interior da Bahia e tem capacidade para atender cerca de nove mil pessoas, pacientes que estavam sendo atendidos nas dependências do antigo  Hospital da Mulher, onde funcionava provisoriamente o PSF Estádio.
 Na Unidade vão trabalhar duas equipes de saúde da família. São dois consultórios médicos e dois de enfermagem, consultório odontológico, ampla recepção, salas de acolhimento, de imunização, procedimentos, inalação, de reunião, farmácia, marcação de consultas, almoxarifado, sanitários, demais salas padrão para funcionamento do serviço e até uma brinquedoteca, um espaço agradável para as crianças se divertirem.
 Além disso, a Unidade foi preparada para promover acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, contando com rampa e portas de acesso, sinalização interna em Braille e pictogramas.
POR: RONNY BAHIA



segunda-feira, 4 de junho de 2012

MAIS UM NOME PARA FORTALECER A CANDIDATURA A REELEIÇÃO DO PREFEITO JORGE PONTES

Tudo indica que a partir de Janeiro de 2013, Santa Cruz Cabrália terá pela primeira vez um representante indígena no poder executivo municipal. O nome mais cotado para ser o vice do atual prefeito do município a partir de 2013 é o Cacique Aruã. Portador de um currículo invejável pela oposição Aruã sem dúvida alguma é o nome que mais puxa votos no município e principalmente no local onde o prefeito Jorge Pontes mais depende de força que é em Coroa Vermelha. Que venha a oposição, pois o PT e o PCdoB em Santa Cruz Cabrália já estão pintados para a batalha eleitoral que começa a partir do dia 06 de Julho.
POR: DJALMA PONTES

A COSTA DO DESCOBRIMENTO ESTARÁ PRESENTE NO CONGRESSO NACIONAL DE JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO


 Contagem regressiva para a maior mobilização juvenil do país! Isso mesmo, no próximo dia 07 o Rio de Janeiro vai parar, os cariocas se preparam para receber o 16º Congresso Nacional da UJS, onde a juventude de Santa cruz Cabrália e Porto Seguro irão representar a região. Um grupo de 20 jovens da Costa do Descobrimento foram selecionados  para levar nossas culturas e ideais para que fortaleça a as lutas pelo Brasil dos nossos sonhos.
 A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália que vem sempre apoiando as iniciativas da juventude, mais uma vez, não mediu esforços e contribuiu para que os membros possa se desloque até a cidade do Rio de Janeiro, liberando o  transporte.
 Desde janeiro, após a plenária nacional da UJS, foi definida a temática do congresso, “#Nas redes e nas Ruas - lutando pelo Brasil de nossos sonhos”. Com discussões voltadas para esse tema, diversas cidades e todos os Estados do Brasil realizaram seus congressos, e agora de 07 a 10 de Junho, ocorrerá à etapa final do congresso da UJS.
UERJ e UFRJ recebem o 16º Congresso
 A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as universidades anfitriãs de todas as atividades do congresso. Todos os debates e atividades relacionadas ao congresso ocorrerão na UERJ, na UFRJ serão alojados os todos os participantes do congresso.
 A programação do congresso está recheada de importantes atrações, por exemplo, no debate de comunicação está confirmada a presença de Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada e apresentador do programa Domingo Espetacular, da rede Record. Na mesa que discutirá a cultura brasileira participam a Dep. Federal Jandira Feghali, presidente da frente parlamentar de cultura, bem como Célio Turino, o idealizador do projeto de Pontos de Cultura do ministério da cultura.
 O momento mais importante do congresso será no sábado (09) com a mesa “Nas redes e nas ruas, lutando pelo Brasil dos nossos sonhos”, que contará com a participação da presidenta Dilma Roussef, do governador do Estado, Sérgio Cabral, do prefeito da cidade Eduardo Paes, do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, além do ministro da educação, Aloízio Mercadante e da ciência e tecnologia, Marco Antonio Raupp. A mesa será mediada por André Tokarski, presidente nacional da UJS.

POR: RONNY BAHIA

domingo, 3 de junho de 2012

A DESPEDIDA DE UM CAMPEÃO "ACELINO POPÓ FREITAS"

Acelino Popó Freitas, tetra-campeão mundial de boxe, encerrou sua carreira nesse Sábado 02/06, com mais um belo nocaute. A vitima foi o uruguaio Michael Oliveira que não resistiu aos golpes certeiros do baiano e foi a lona.
POR: RONNY BAHIA