sábado, 10 de novembro de 2012

A impresa Bahiana está de luto, morre o jornalista Angelo Nogueira

É com muito pesar que noticiamos o falecimento do jornalista Angelo Nogueira.
Ângelo é um dos pioneiros do jornalismo Online no extremo sul da Bahia, Vários Jornalistas que estão no mercado hoje, passaram pelo Atlântica News site pioneiro fundado por Ângelo Nogueira.
 Os dois  jornais online da região mais conhecidos são, o site Obaianao de Joelson Angelo e o Radar64 de Hugo Santos, os seus diretores tiveram o privilégio de trabalharem com Ângelo Nogueira.
Ângelo  se recuperava de um transplante de coração realizado em agosto deste ano.

Há oito anos  depois de sofrer um edema pulmonar agudo, Ângelo Nogueira passou a enfrentar sérios problemas de saúde.
 O comunicador era casado com a empresária Luciene Nogueira e deixa seis filhos, todos maiores.
 O local e horário de enterro ainda não foram divulgados.
Natural de Ibicaraí, sul da Bahia, Ângelo Nogueira foi um dos primeiros locutores da Rádio Jornal, no começo da década de 1980 e teve passagem pelas principais emissoras Eunapolitanas (Jornal, Jacarandá e Band), apresentando programas jornalísticos e de entretenimento.

De uma família de comunicadores (do pai, Luiz Ângelo, passando pelos irmãos), Ângelo não se limitou ao rádio. Abriu um jornal impresso e depois migrou para a internet, sendo pioneiro com o ATLANTICA NEWS. Ainda nos anos 80, Nogueira trabalhou na Rádio Manchete FM, em Salvador.
O Blog Tv Terra Mater deixa aqui o sentimentos a família do Jornalista, que foi um grande defensor da classe.
POR: RONNY BAHIA

Gestor municipal de Cabrália versus educação: Um entrave que nunca termina


A Educação tem sido alvo de inúmeras batalhas com o gestor Jorge Pontes desde o início de seu mandato. Profissionais da educação junto à APLB sindicato têm se mobilizado de todas as formas, mas, como diz o próprio presidente sindical: “A luta continua”.  Este ano tivemos uma greve que durou 19 dias, o que equivaleu ao mês de Junho inteiro sem aulas, por conta do reajuste do piso salarial que o prefeito disse não poder pagar aos educadores. A secretaria de Educação promoveu após seu término um calendário especial de reposição da greve que deveria ser seguido pelos profissionais da educação. Diante disso e da obrigatoriedade reconhecida pelos professores para o cumprimento dos 200 dias letivos que é direito do aluno, as férias de Julho, feriados e sábados foram inseridos no novo calendário das escolas com total aprovação dos professores, além de estenderem o término do ano letivo, com recuperação, que também é direito do aluno, para o dia 17 de Dezembro. “É direito dos alunos terem seus 200 dias letivos cumpridos, eles não têm culpa da greve e não podem ficar prejudicados”. Disse uma professora entrevistada pela redação na época da greve.
Dessa vez, no entanto, a decisão por parte do gestor municipal passou por cima inclusive do direito dos alunos de ter seus 200 dias letivos cumpridos. O ano letivo teve seu término antecipado para o final deste mês, inclusive com a semana de recuperação. Os alunos terão a IV unidade atropelada e os professores precisarão correr contra o tempo para encerrar o ano letivo e fechar suas cadernetas. A justificativa do gestor é que tem que cortar gastos.
A contenção de gastos começou já este mês com a retirada do adicional nos valores dos diretores escolares, algo que vai contra o estatuto de magistério que diz que profissionais que ocupem cargos de direção, vice-direção e secretaria têm direito aos valores adicionais e que, segundo o advogado do sindicato, o Dr. Nelson, uma vez que esse valor foi incorporado ao salário ele não pode ser retirado de qualquer forma, a não ser quando o profissional sair do cargo. Além disso, ao final de Novembro, todos os contratados terão que deixar seus cargos.
O cumprimento dos 200 dias letivos é assegurado por lei e é direito do aluno. Os professores se comprometeram a pagar os dias de greve por reconhecerem que os alunos não podem sofrer por questões de apatia política e agora o Sr. Prefeito resolve encerrar o ano letivo no final deste mês. Até onde iremos com tanto descaso? Será esta a cara da educação por mais quatro ano? Ou isso só acontecerá mais este ano, para tapar os eternos buracos da prefeitura?

POR: RONNY BAHIA

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UJS Cabraliense realizará reunião para discutir a participação dos jovem da cidade no maior Festival Cultural Estudantil do Brasil!!


O Presidente da UJS de Santa Cruz Cabrália vem por meio de este convidar os jovens e estudantes de Santa Cruz Cabrália para participarem da Assembleia Geral da entidade, que será neste Sábado dia 10/11, no Espaço Interação Jovem em Coroa Vermelha, em frente ao ponto final das vans.

A entidade irá traçar metas e desenvolver soluções para a arrecadação de recursos visando a participação da juventude de Cabrália na 8ª Bienal da UNE e no Encontro Nacional dos Grêmios Estudantis da UBES, além de discutir estratégias para a realização das festas de formaturas nas escolas em que há jovens no quadro da UJS e também será realizada uma nova Eleição de toda a Diretoria da entidade.

Encontro de Grêmios da UBES acontecerá em Pernambuco junto a Bienal da UNE do dia 18 a 21 de janeiro de 2013. A ABES (Associação Baiana de Estudantes Secundaristas) já entrou em contato com a UJS Cabraliense e neste fim de semana montaremos o quadro de lideranças que estarão nas escolas até o dia 12 de Dezembro fazendo as Eleições dos representantes que participaram do Encontro Nacional de Grêmios da UBES.

Você que é ou não filiado a Ujs participe e nos ajude a construir o maior movimento de juventude da Costa do Descobrimento!!!

Para mais informações ligue para: 73 9110-0803 / 8858-7377 / 8168-1400 ou 9950-5993.

POR: Jefferson Pataxó

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dois policiais e um delegado são mortos na BA


SALVADOR - Um soldado da Polícia Militar, um policial rodoviário e um delegado da Polícia Civil foram assassinados na Bahia em duas ações criminosas, investigadas inicialmente como assaltos pela polícia. Os policiais foram mortos quando seguiam, em uma motocicleta, para um curso de formação de cabos da PM, em Feira de Santana, 110 quilômetros a oeste de Salvador, no fim da tarde de quarta-feira (7).

O soldado Raimundo da Paixão, que conduzia a moto, morreu no local. O policial rodoviário Wilson Santos chegou a ser atendido no Hospital Geral Clériston Andrade, passou por uma cirurgia, mas não sobreviveu aos ferimentos. A polícia ainda não sabe as circunstâncias das mortes, mas suspeita que os criminosos queriam roubar a moto do soldado e teriam identificado os ocupantes como policiais. Apenas as armas foram levadas pelos bandidos.

Na noite de quarta, o delegado plantonista da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Salvador, Eduardo Santana Lima, de 35 anos, foi rendido, quando chegava em casa, no bairro de Barbalho, em Salvador, por dois homens armados, que anunciaram o assalto. O delegado teria reagido e lutado com um dos assaltantes, mas levou quatro tiros antes de a dupla fugir com seu carro.

Lima foi levado ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta quinta-feira (8). O veículo roubado, um Gol branco, foi localizado à tarde, no bairro da Boca do Rio, na orla de Salvador. A polícia ainda não identificou os assaltantes.

FONTE: A TARDE

Prefeitura de Porto Seguro pode ter que recontratar mais de 800 servidores demitidos


PORTO SEGURO - Professores, profissionais de saúde e outros servidores temporários desligados no dia 16 de outubro da prefeitura de Porto Seguro podem ser reintegrados  ao quadro municipal. A ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município Gilberto Abade foi movida pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Bruno Gontijo Araújo Teixeira, e pode beneficiar mais de 800 servidores demitidos “em total desrespeito aos preceitos legais”. 
A recondução dos servidores a seus postos foi requerida em caráter liminar em face ao grave prejuízo que causaram aos setores de saúde e educação, com mais de 25% dos professores demitidos há quase um mês. “Mais de 8.000 alunos da educação infantil e fundamental foram prejudicados com as demissões. É fundamental a concessão da liminar para que cessem os prejuízos e os riscos causados à comunidade local”, destacou Bruno Gontijo.

A ação tomou por base um inquérito aberto a partir de notícia oferecida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Porto Seguro dando conta de que Gilberto Abade, no exercício de suas funções de prefeito, teria promovido de forma unilateral a rescisão de mais de 800 contratos de servidores temporários municipais em período vedado pela legislação eleitoral. 

Concluída a investigação, o MP chegou à convicção de que o prefeito editou um decreto no dia 10 de outubro determinando as demissões, constatando ainda que todos os contratos rescindidos eram temporários, porém ainda estavam válidos, vez que foram firmados no mês de abril de 2012 para viger por um período de 24 meses, sendo os contratados escolhidos com base em processo seletivo simplificado.
Outro ponto destacado na ação, que pede a reversão das demissões, é o fato de terem sido os contratos firmados às vésperas da deflagração do processo eleitoral, em abril de 2012, e rescindidos três dias após após as votações, o que, conforme entende o promotor de Justiça, “demonstra que as demissões possuem caráter meramente eleitoreiro”, ressaltando ainda que as demissões tiveram influência política com reflexos diretos nas eleições. 

“Após ser escolhido em convenção partidária para se candidatar à reeleição, o requerido desistiu passando a apoiar o candidato a vice da sua coligação, usando a máquina pública para convocar funcionários públicos para prestigiarem a candidatura, o que resultou em desequilíbrio no pleito. O candidato apoiado pelo gestor obteve 4.196 votos, mais do que a diferença entre os dois primeiros colocados na eleição. Ou seja, uma diferença que poderia mudar o quadro eleitoral e se deveu, em boa medida, ao uso da máquina pública através de ações como a que ora combatemos”, destacou Bruno Gontijo, pontuando ainda que o prefeito lançou, no mesmo ano, um edital para realizar concurso visando o preenchimento de mais de dois mil cargos, não tendo realizado o certame por conta da constatação de diversas irregularidades.
POR: ASCOM / MP

QUEM DEVERÁ SER O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABRÁLIA?


Para reacender a discussões sobre a política local, a 30 dias depois do desfecho das eleições 2012, surge um novo questionamento: “quem deverá ser o presidente da Câmara Municipal de Cabrália?”. Conversando com um componente do grupo do prefeito reeleito, Jorge Pontes, me falou que a prioridade é a prestação de contas da campanha, afinal deslizes nesse momento pode colocar tudo a perder. Uma coisa é certa, será alguém da situação.
Nas ruas e bares de Cabrália já se comentam muitas coisas. Primeiramente circularam boatos que Luciano Monteiro, o campeão de votos, iria ser o presidente por ter sido o mais votado. Entretanto, está no “topo da classificação de votos conquistados” não credencia ninguém diretamente ao posto de presidente do legislativo.
Até o final do ano, muitas conversas deverão acontecer com o intuito de escolher de alguns nomes, um verdadeiro jogo político. O processo deverá ser como foi nos mandatos que se encerram este ano: chapas são criadas e acontece uma espécie de eleição interna. Humberto Campos foi o último (ocupará até dezembro próximo) a ocupar o posto.
Os vereadores eleitos nessas eleições 2012 foram os seguintes:
Luciano Monteiro 13123
Vereador ELEITO POR QP
3,43% 458 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Coligação Pt – Ptb – Pps

Nenen Abreu 22333
Vereador ELEITO POR QP
3,16% 422 votos
PR Partido da República

Fabiano do Vadão 13111
Vereador ELEITO POR MÉDIA
2,82% 377 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Coligação Pt – Ptb – Pps

Cacique Aruã 65333
Vereador ELEITO POR QP
2,79% 373 votos
PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Coligação por uma Cabralia Mais Socialista

Gedehon 10123
Vereador ELEITO POR QP
2,78% 372 votos
PRB Partido Republicano Brasileiro
Coligação: Coligação Prb – Psdb – Psd

Humberto 55123
Vereador ELEITO POR MÉDIA
2,57% 344 votos
PSD Partido Social Democrático
Coligação: Coligação Prb – Psdb – Psd
Pixula 22345
Vereador ELEITO POR MÉDIA
2,41% 322 votos
PR Partido da República

Roni 70789
Vereador ELEITO POR QP
2,37% 317 votos
PT do B Partido Trabalhista do Brasil
Coligação: Tempo de Renovar

Soraia da Saude 44456
Vereadora ELEITO POR QP
2,25% 300 votos
PRP Partido Republicano Progressista
Coligação: Por uma Nova Cabralia

Israel Marinho 44444
Vereador ELEITO POR MÉDIA
2,00% 267 votos
PRP Partido Republicano Progressista
Coligação: Por uma Nova Cabralia

Flavio do Taxi 70888
Vereador ELEITO POR MÉDIA
1,86% 248 votos
PT do B Partido Trabalhista do Brasil
Coligação: Tempo de Renovar
POR: DJALMA PONTES

Homem tapa buracos na estrada voluntariamente


Um homem identificado por Zacarias dos Santos está realizando a operação tapa buraco na estrada que liga o bairro Baianão a BR 367 via Outeiro da Glória.
O que tem chamado a atenção dos motoristas e motociclistas é que esse homem está fazendo esse serviço voluntariamente.
 
Mesmo sem possuir carro ou motocicleta, Zacarias disse que está fazendo o trabalho por amor ao próximo.
 
 
As estradas de Porto Seguro é uma das vergonhas explicitas da terra mãe do Brasil, motoristas e motociclistas reclamam constantemente das grandes crateras que se abre nas estradas e ninguém do poder publico toma providência.
 
 
Um motorista que passou no momento em que nossa reportagem estava no local exclamou dizendo,  “ é obrigado um pobre homem tapar os buracos nas estrada, porque o prefeito desapareceu e abandonou a cidade”!.
 
 
Alguns motoristas se sensibilizam e oferecem gorjeta para o pobre homem que já foi visto até nas madrugadas realizando a operação tapa buraco.
 
 
O baixinho da pizzaria Tropical, falou com a nossa reportagem que já viu várias vezes  Zacarias fazendo o serviço durante o período do dia e da noite, sensibilizado, Baixinho pede a todos os motoristas e motociclistas que passarem pelo local e ver esse homem, colabore oferecendo alguma coisa, visto que o homem é voluntario e está preocupado com a segurança do próximo.
 
 
Nossa equipe de reportagem percebeu que a estrada oferece um grande risco para esse homem que às vezes é surpreendido por carros e motos em alta velocidade.
Queremos deixar aqui o pedido aos motociclistas e motoristas que trafegam pelo local que diminuam a velocidade e dirijam com atenção para que acidentes sejam evitados.

FONTE: O BAIANÃO

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TRÊS BANCOS ASSALTADOS NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, 07/11, EM ITUBERÁ


Na manhã desta quinta-feira (07), três agências bancárias foram assaltadas simultaneamente na cidade de Ituberá. Segundo informações de policiais, os bandidos fizeram dezenas de pessoas como reféns.
 
De acordo com a delegacia de Ituberá, cerca de quinze homens encapuzados e fortemente armados com fuzis invadiram a cidade por volta das 10h da manhã a bordo de um veículo L200, um Strada preto e outro veículo não identificado e iniciaram o assalto as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Ainda de acordo com a polícia, durante toda a ação dos criminosos, a cidade ficou sem comunicação via telefone, o comércio foi fechado e muitos tiros foram ouvidos. A ação dos bandidos durou aproximadamente uma hora e meia, mantendo clientes e funcionários das agências sob a mira de fuzis.
 
Após aproximadamente 30 minutos de tensão, as mulheres que estavam como reféns foram liberados, ficando apenas os homens em poder dos assaltantes. A informação é de que os criminosos agiram com violência disparando vários tiros dentro das agências e durante a fuga atiraram várias vezes contra residências por onde passavam.
 
Depois do assalto, fugiram em direção a zona rural do município levando, como reféns os gerentes das três agências bancárias. 
 
FONTE: O VERMELHINHO DA BAHIA

terça-feira, 6 de novembro de 2012

GERSON RUFFINO EM CABRÁLIA

POR: RONNY BAHIA

Cláudia Oliveira discute estratégias para a Copa de 2014


Na tarde da última terça-feira, dia 29, a prefeita eleita de Porto Seguro e atual deputada estadual, Cláudia Oliveira, acompanhada do seu vice, Humberto Nascimento, da superintendente do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, Patrícia Martins, e do consultor em gestão turística, Richard Alves, esteve no gabinete do secretário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, para estreitar relações e discutir assuntos pertinentes a Copa.
Atenta aos benefícios que uma Copa do Mundo traz para a cidade, a deputada conversou sobre alguns eventos que possam promover Porto Seguro, tendo em vista que a cidade já é um potencial Centro de Treinamento de Seleção – CTs incluso no catálogo oficial da Fifa, e sobre articulações que atraiam seleções para a cidade, entre elas a de Portugal.
Segundo Cláudia Oliveira, sediar treinamentos da seleção da Copa de 2014 trará para o município uma visibilidade importante, refletindo diretamente na economia da cidade. “Vamos sediar um grande evento e quando esse evento passar, certamente teremos uma cidade com mais espaço no cenário turístico”.
POR: DJALMA PONTES (CABRÁLIA NOTICIAS)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

JOAQUIM ANTÔNIO FERNANDES, 51 ANOS, É ENCONTRADO MORTO NA ROÇA DO POVO

 Populares da Roça do Povo, em Porto Seguro, encontraram na tarde desta segunda-feira 05/11, o corpo de Joaquim Antônio Fernandes, 51 anos, natural de Guaratinga-BA. 
 Joaquim havia saído de casa e se deslocado até o terreno que ele possuía na comunidade da Roça do Povo, próximo ao bairro Paraguai. Segundo familiares, Joaquim não tinha richa, não era de inimizade e também não sabia o que teria motivado o crime, já que a bicicleta dele foi encontrada a cerca de 300 metros de distância de onde foi encontrado o corpo.
 O corpo foi periciado no local e foi constatado que o homem foi golpeado a pauladas, logo em seguida o corpo foi encaminhado para o IML de Porto Seguro.
 Joaquim morava no Parque Ecológico João Carlos e deixa 3 filhos e esposa.

GALERIA DE FOTOS O BAIANÃO

POR: RONNY BAHIA

domingo, 4 de novembro de 2012

PESQUISA IBOPE: BAIANOS REPROVAM WAGNER E JOÃO HENRIQUE



A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) teve a segunda pior posição em Salvador, de acordo com dados de pesquisa do Ibope divulgados ontem. As capitais onde a presidente registra seus índices mais baixos são Vitória (50%), Salvador (51%), Aracaju (51%), Goiânia (53%) e Curitiba (54%). O instituto também levantou a avaliação  para os cargos de governador  nas capitais. Em Salvador, o governo de Jaques Wagner também ficou em segundo lugar entre os governadores com menor índice de avaliação positiva, ou seja, o segundo pior governador do Brasil. Na prefeitura de Salvador, João teve apenas 5%.

FONTE: IBOPE

VEM AI A COPA FLA BRASIL


POR: RONNY BAHIA