sexta-feira, 15 de março de 2013

PONTA PÉ INICIAL NA CAMPANHA PARA SENADOR NA BAHIA


Ibicaraí: Otto é chamado de 'senador' por prefeito e deputados em inauguração
Políticos participaram de inauguração de obras |Foto: André Oliveir
 O vice-governador da Bahia e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD), foi tratado como o futuro senador do estado pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, e pelos deputados Rosemberg Pinto (PT), Ângela Sousa (PSD) e Geraldo Simões (PT), nesta quinta-feira (14), em discursos durante inauguração de obras de pavimentação asfáltica e iluminação rodoviária no município do sul baiano. De acordo com informações do site Pimenta na Muqueca, Otto teria "reagido bem" aos discursos sugestivos que apontaram uma possível candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2014.
FONTE: BAHIA NOTICIAS

Telefônica e Qualcomm inauguram centro de inovação e educação tecnológica em Cabrália


capa
Foi a onde nasceu o Brasil o lugar escolhido pelo prefeito Jorge Pontes para recepcionar na última sexta-feira, uma comitiva composta de Senador, Deputados, Secretários e empresários, que vieram especialmente para inauguração do Centro de Educação e Inovação Tecnológica, que tem como parceria as empresas Qualcomm, Fundação Telefônica Vivo, Usaid,  IABS e da Editacuja.
Após implementar um projeto de apoio a pescadores utilizando redes 3G e aplicativos desenvolvidos especialmente para essa função em sete comunidades do litoral bahiano, a Telefônica/Vivo e a Qualcomm inauguraram nesta sexta-feira (15) em Santa Cruz de Cabrália (BA) um centro de educação e inovaçao tecnológica (CEIT), realizando assim a terceira etapa do projeto Pescando com Redes 3G.
O objetivo do CEIT é justamente incentivar o desenvolvimento de soluções que utilizem a tecnologia de banda larga móvel, implantada pela Vivo no local para o projeto, para ajudar no desenvolvimento da comunidade e com potencial para serem aplicadas em outros pontos do globo. Ao mesmo tempo, promover a inclusão social e digital.
AAAAAAAAAAAAAAAAA
O primeiro grupo de 50 jovens, das comunidades de Guiau e Santo Antonio, já começou o trabalho de aprendizado e desenvolvimento. O CEIT conta vom uma editora comunitária, onde serão desenvolvidos conteúdos digitais, produtos e serviços de valor para uso local e global; uma ilha de edição audiovisual; uma sala de inovaçao e criatividade, para que os jovens identifiquem e atendam as necessidades locais e globais além de uma sala para exposições e outra para formação e oficinas.
De acordo com a presidente da Fundação Telefônica Vivo, Françoise Trapenard, 500 jovens passarão pelo centro de educação em sua primeira etapa de funcionamento. A estimativa é de que ao menos 36 jovens passem a desenvolver aplicativos móveis e possam se tornar replicadores da experiência nas demais comunidades. “Sabemos que o deslocamento dessa população tem um custo às vezes impeditivo. Por isso já pensamos em uma formação itinerante, em uma segunda fase do projeto, para chegar às demais escolas e comunidades”, afirma Françoise.
françoe
Durante a inauguração do CEIT, Rafael Stainhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina, frisou a importância do amplo acesso da população à tecnologia. “Somente se todos puderem usufruir a tecnologia cumprirá seu papel integrador. Do contrário, criará maior desigualdade”, declarou ao TeleSíntese. A Qualcomm mantém atualmente 85 projetos de inclusão digital – o programa Wireless Reach – em 30 países. Deste total, sete estão em andamento no Brasil.
valente
O presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, aproveitou a ocasião para comemorar as conquistas do projeto Pescando Com Redes 3G. “Para nós, além de levar conectividade, com mais de 3,1 mil de localidades com rede 3G, é fundamental que tenhamos a possibilidade de ajudar a construir aplicativos que mudam a vida das pessoas com resultados paupáveis como esses que vemos aqui em Cabrália. Valente frisou a importância de tornar o projeto desenvolvido em conjunto com os pescadores replicável, para que possa ser levado para outras comunidades de pescadores no Brasil e no exterior: “Aí poderemos comprovar o sucesso do projeto”, afirmou, chamando os demais parceiros do projeto a começarem a trabalhar para isso.
jorge
O prefeito de Cabrália Jorge Pontes (PT) defendeu o uso da tecnologia no município para superar os desafios sociais. Além desse grande passo no setor educacional [com a inauguração do CEIT] também podemos aproveitar a conexão e os smartphones na área da saúde, quem sabe também não avançamos nessa área. “Estou muito orgulhoso de nossa comunidade e vejo as coisas positivas que todos podemos conseguir quando trabalhamos juntos”, disse o prefeito Jorge Pontes. “Espero ansiosamente pelos muitos benefícios que este Centro de Educação e Inovação Tecnológica ira trazer para nossa gente”.
pinheiro
Também presente na inauguração, o senador Walter Pinheiro defendeu a aplicação da tecnologia para beneficios sociais da população brasileira. “A grande virtude das redes de telecomunicações só acontece quando há impacto na vida das pessoas. Estamos falado de soluções para o problema do trânsito nas grandes cidades, para ajudar os pescadores nas comunidades e para a saúde”. Segundo Pinheiro, o governo da Bahia vem buscando formas de implementar modelos tecnológicos na área da saúde.
xepa
Pescando com redes 3G
O projeto pescando com redes 3G oferece soluções de navegação, clima, entre outros para 60 pescadores em sete comunidades do litoral baiano, facilitando a rotina de trabalho. O projeto também conta com um sistema de cálculo de despesa que apóia os trabalhadores na definição do preço do peixe. Além disso, os pescadores puderam usufruir de um sistema de venda direto para hotéis e restaurantes, acabando com a figura do atravessador. Na comunidade de Coroa vermelha, onde uma unidade de processamento de pescado foi instalada, a receita aumentou para quase R$ 170 mil no período de 15 meses após o lançamento do projeto. Além disso, o uso de celulares cresceu 16,1% entre os participantes, em comparação com aqueles que não faziam parte.

POR: DJALMA PONTES

ENCONTRADA A ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DESAPARECIDA EM EUNÁPOIS

Alzenir estava desparecida há dois dias

A estudante universitária Alzenir Rodrigues Silva, 22 anos, foi encontrada na madrugada desta sexta-feira (15), em um posto de combustível de Teixeira de Freitas.

Mais conhecida como 'Preta Jhamal', a jovem estava desaparecida desde o começo da noite de quarta-feira (13), depois de ligar para a mãe pedindo socorro.

Segundo o delegado Eridelson Bastos, a estudante está retornando para Eunápolis e deve ser ouvida ainda nesta sexta. 'Precisamos desvendar o que aconteceu', informou o delegado.

O Eridelson declarou que o caso não está sendo tratado como sequestro, uma vez que ninguém ligou para a família pedindo resgate.

O apartamento onde a estudante mora, na Avenida Porto Seguro, centro de Eunápolis, estava revirado e foram encontradas marcas de sangue. O material foi recolhido para perícia.

A jovem, é natural de Caraíva, veio morar em Eunápolis para cursa fisioterapia.


quinta-feira, 14 de março de 2013


Estudante de fisioterapia 22 anos está desaparecida em Eunápolis


Alzenir, 'Preta Jhamal'

A estudante do curso de fisioterapia da universidade Unesulbahia, Alzenir Rodrigues Silva, conhecida por "Preta Jhamal", de 22 anos, está desaparecida desde a última quarta-feira (13). A jovem que é natural de Caraíva, veio morar em Eunápolis para estudar, onde reside sozinha em um apartamento próximo a Boate T.A, no centro da cidade.

A mãe da adolescente, Maria Vânia, informou que às 18h de quarta (13) recebeu uma ligação da
 filha desesperada pedindo socorro: 'Mãe me ajude pelo amor de Deus. Depois disso tomaram o telefone da mão da minha filha', disse a mãe abalada, que ainda tentou retornar a ligação, mas ninguém atendeu.

Depois da falta de contato, os familiares pegaram um táxi e vieram para Eunápolis e quando chegaram no apartamento da adolescente encontraram tudo revirado e com vestígios de sangue, o que pode ser caracterizado com caso de sequestro.

A Universitária que natural de Caraíva, é filha do empresário Leônidas Cruz Silva, conhecido como “Pelé”, que possui uma famosa casa de Shows de Forró Universitário em Caraíva. A notícia do desaparecimento da Jovem abalou a toda
 população daquela comunidade.

A busca pela adolescente gerou uma grande mobilização nas redes sociais, na esperança de encontrar informações sobre a sua localização. Familiares e
 amigos estão muito preocupados e buscam informações.

Quem tiver qualquer notícia que po
ssa auxiliar pode entrar em contato pelo telefone: (73) 9994-0404 ou 8201-9041.

POLICIA DE CAMACAN FAZ LIMPEZA EM SÃO JOÃO DO PARAISO PARAISO, DISTRITO DE MASCOTE




A Guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar de Camacan sob o Comando do 1º Ten PM Emerson dos Anjos, deslocou até o Distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote com o fito de averiguar um ponto de drogas nas proximidades da Rua da Matinha naquela cidade. 
Chegando ao local e ao perceberem a aproximação da Guarnição Especial, dois traficantes empreenderam fuga deflagrando disparos de arma de fogo contra a Guarnição. Na troca de tiro, um dos indivíduos, conhecido pelo apelido de “Dentinho” veio a tombar no local, enquanto o outro, ainda armado e efetuando deflagrações, conseguiu êxito evadindo-se.
 Informou o Major PM Rodrigues Castro, Comandante da 62ª Companhia Independente de Camacan que, no local, a polícia prendeu três pessoas envolvidas no tráfico de drogas, sendo dois menores identificados pelas iniciais J.B.S., vulgo “Galego” e D.P.S., vulgo “Dudu”, e o maior Eduardo Santos da Silva, vulgo“Du Peixeiro” de 27 anos. Já em um local próximo da ocorrência, a polícia ainda prendeu Gildenildo Ribeiro da Silva, vulgo, “Nego Gil” de 21 anos de idade com 04 pedras de crack e um pacote contendo uma substancia semelhante a cocaína.
 Na operação policial, foram apreendidas 01 pistola de dois canos, um revólver cal. 22, dois revólveres cal. 38; tabletes de maconha; 14 pedras de crack; 15 cartuchos cal. 22 intactos; 08 cartuchos cal. 38; 04 cartuchos cal. 32 e três estojos de cartuchos cal. 32. Além de outros materiais. 

FONTE: VERMELHINHO DA BAHIA

segunda-feira, 11 de março de 2013

Secretaria de Meio Ambiente faz apreensão de pássaros no Camurugi


 Graças a uma denúncia anônima recebida pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália, mais de quarenta pássaros silvestres foram libertados na última sexta-feira, dia 08, no Camurugi, zona rural do município.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e, além das aves, apreendeu também uma motosserra no local. As aves estavam presas em gaiolas, espalhadas em três casas diferentes, pertencentes a uma mesma família.
Os fiscais libertaram os pássaros nativos da região, apreenderam as gaiolas e as conduziram à sede da Secretaria, onde foram destruídas. Os responsáveis pelo cativeiro ilegal estão sendo investigados pelo crime ambiental.

Quem quiser fazer alguma denúncia anônima sobre desmatamento, caça e/ou criação de animais e aves silvestres, bem como de crustáceos em período de reprodução ou proibidos, pode entrar em contato pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (73) 3282-1155.


FONTE: CABRALIA INFORME 2013

SANTA CRUZ CABRÁLIA BATE A SELEÇÃO DE ITAPEBI NA 3ª RODADA DA 1ª COPA DO DESCOBRIMENTO DE FUTEBOL AMADOR



 Na rodada deste domingo 10/03, A Seleção de Santa Cruz Cabrália venceu a forte Seleção de Itapebi pelo placar de 2 x 1 e assumiu a liderança do grupo A junto com a Seleção do Arraial D’ajuda.
 A torcida de Itapebi compareceu em peso na Arena dos Guerreiros Pataxós em Coroa Vermelha, respeitou um minuto de silêncio em homenagem ao vereador Zé Roberto de Itapebi que faleceu na ultima samana e enfrentou um sol forte para tentar empurrar o time que logo no inicio do primeiro tempo sofreu o primeiro gol da partida. Ainda na etapa inicial do jogo, a Seleção de Itapebi chegou ao empate, aos 44 min.
 Assim como no primeiro tempo do jogo, a seleção da casa voltou perdendo muitos gols e de espaço para os visitantes contra-atacarem, mas, no finzinho do jogo Cabrália conseguiu a virada e jogou Itapebi para a terceira colocação do grupo A.
Pref. de Itapebi Dr Francisco e Ver. Luciano Monteiro de Cabralia
 No extra campo, podemos contar com a cobertura ao vivo da radio Cidade fm 87,9 la de Itapebi, com os narradores Taneilto Santos, popular Palito, e Robert, mais conhecido como Grampão. Ainda compareceram para prestigiar a partida, o prefeito de Itapebi, Dr. Francisco e o presidente da Camará de Vereadores De Santa Cruz Cabrália, Luciano Monteiro.


CONFIRA ABAIXO COMO FICOU A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO APÓS A 3ª RODADA.
GRUPO A
COLOC.
CLUB
J
PG
V
E
D
GP
GC
SG
ARRAIAL
3
6
2
0
1
4
3
1
CABRÁLIA
3
6
2
0
1
4
3
1
ITEPABI
3
4
1
1
1
4
4
0
BELMONTE
3
1
0
1
2
3
5
-2

GRUPO B
COLOC.
CLUB
J
PG
V
E
D
GP
GC
SG
EUNÁPOLIS
3
5
1
2
0
1
0
1
ITAGIMIRIM
3
3
0
3
0
1
1
0
S. DA DIVISA
2
2
0
2
0
0
0
0
GUARATINGA
2
1
0
1
0
‘1
2
-1

POR: RONNY BAHIA